25 de Abril de 1974

8 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher

Na primeira conferência internacional de mulheres, organizada pela Internacional Socialista, em 1910, na cidade de Copenhaga (Dinamarca), foi aprovada a proposta de instituição de um Dia Internacional da Mulher. 1911 terá sido o primeiro ano em que essa celebração teve lugar, embora a 19 de Março.


Há também referências a um primeiro Dia Internacional da Mulher celebrado a 28 de Fevereiro de 1909, nos Estados Unidos da América, em memória de uma greve de operárias da indústria têxtil contra as más condições de trabalho.


A data de 8 de Março aparece associada, erradamente ou não, a vários acontecimentos que poderiam justificar esta data como a mais significativa para comemorar o Dia da Mulher.
8 de Março foi, então, a data escolhida pelas Nações Unidas, em 1975 (Ano Internacional da Mulher), para se celebrar o Dia Internacional da Mulher.



É possível que venhamos a falar desses acontecimentos, uma vez que a celebração do Dia da Mulher está associada a uma maior participação da mulher na vida económica, nomeadamente com o trabalho fabril nas cidades, e às reivindicações pelos seus direitos e por melhores condições de trabalho, numa época em que os salários das mulheres era bem inferiores aos dos homens. 

Sem comentários:

Enviar um comentário