25 de Abril de 1974

27 de janeiro de 2013

Aspetos da herança muçulmana – as construções

Palácios















Palácio de Alhambra (Granada)

Castelos

Castelo de Silves
Castelo dos Mouros - Sintra
Mesquitas

Igreja de Mértola
(antiga mesquita, transformada em igreja)

Igreja de Mértola - interior
Torre de igreja (Sevilha)
antiga torre (minarete) de mesquita 
Bibliotecas

Biblioteca árabe numa pintura de 1236
Casas com terraços (açoteias)

Olhão

Chaminés


Materiais - os azulejos

 

3 comentários:

  1. O professor conhece o morábito situado em Murfacém?

    Pergunta um ex-aluno seu do quinto ao nono ano na EB 2 e 3 Paulo da Gama que o reencontra agora neste admirável blogue. A turma finalista de 97 com a memorável viagem aos Açores. Certamente e com facilidade se recordará. Grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito gosto, Rodrigo, em saber alguma coisa de ti. Obrigado pelas tuas palavras. Impossível esquecer a vossa turma: tenho mantido contacto com muitos dos teus ex-colegas.
      Só conheço o morábito de Murfacém de fotografias (e penso que nem são muito recentes). Desconheço em que estado se encontra.
      Em Mértola, na visita de estudo (1995), estivemos muito perto de um morábito.
      Dá notícias. O meu mail é carloscarrasco9@gmail.com
      Um grande abraço

      Eliminar
    2. Está bem conservado, modesto mas com boa cara, esteve muito tempo ao abandono mas alberga hoje um pequeno museu de azulejaria e etnografia árabe. Verdadeiro património cultural preservado pelas gentes da terra.

      O de Mértola é certamente um dos mais icónicos e também dos mais interessantes, a par provavelmente do morábito de Évora Monte. Lembro-me dessa viagem até Mértola em visita de estudo, tanto que ainda há coisa de ano e meio lá estive, passados todos estes anos, e deu para perceber que tinha ainda frescas algumas imagens gravadas em memória. Como mais recentemente com as minhas visitas a Monserrate, Pena e Castelo dos Mouros, se bem me lembro também com o professor.

      Adicionei-o ao Gmail, com o email tognaccini@gmail.com. Se tiver matéria sobre a Era paleocristã e a Idade Visigótica na Península Ibérica, também presente em Mértola, envie à vontade. Forte abraço.

      Eliminar