25 de Abril de 1974

13 de outubro de 2013

História da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Paulo da Gama

Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Paulo da Gama


A escola Paulo da Gama, desde a sua instalação na Amora, há 40 anos, passou por diferentes fases e conheceu diferentes designações, de acordo com a evolução verificada no sistema educativo, desde Escola Preparatória a Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos e sede do Agrupamento Vertical de Escolas Paulo da Gama.
A sua história começou na outra margem do rio Judeu, em terrenos da atual Escola Secundária José Afonso.

Pavilhões pré-fabricados nas Cavaquinhas (1996)
Em 1964, foi criada a secção do Seixal da Escola Industrial e Comercial Emídio Navarro (EICEN), onde foram ministrados o ciclo preparatório do ensino técnico e outros cursos definidos por despacho ministerial. Esta secção funcionou provisoriamente no antigo edifício da Casa da Infância da Mundet (atual Colégio das Joaninhas), na Amora, transitando, em 1965, para um conjunto de pavilhões pré-fabricados no Bairro das Cavaquinhas (Arrentela).

Antiga Creche da Mundet (Amora), adaptada a
Escola Técnica Industrial e Comercial (1964)
Sala de Aula na antiga Creche da Mundet (1964)
Em 1967, em substituição do ciclo preparatório do ensino técnico, o Ministério da Educação criou o ciclo preparatório do ensino secundário, o qual começou a funcionar em Outubro de 1968, autonomizando-se no interior da secção do Seixal da EICEN, pelo que os pavilhões em que decorriam as suas aulas passaram a constituir uma unidade escolar independente com o nome de Escola Preparatória de Paulo da Gama. Esta designação foi proposta pela Câmara Municipal do Seixal, homenageando o irmão mais velho de Vasco da Gama, seu companheiro na viagem de descobrimento do caminho marítimo para a Índia e presumível proprietário de terras localizadas no atual concelho do Seixal (zona da Quinta da Fidalga - Arrentela).

Pavilhões pré-fabricados nas Cavaquinhas.
Corredores interiores (1996)
Pavilhões pré-fabricados nas Cavaquinhas.
Interior de uma sala de aula (1996)
Três anos depois, em maio de 1971, há notícia do começo dos trabalhos para a construção da nova escola do Ciclo Preparatório a erigir na Quinta do Conde [de Portalegre], ao Correr d'Água (Amora). As entidades locais falavam numa explosão demográfica no concelho do Seixal e o aumento da população escolar era uma das preocupações. A escola "do Ciclo" a construir destinava-se a substituir a das Cavaquinhas, que ficaria exclusivamente para escola Industrial e Comercial, e era considerada a solução para uma situação "muito deficiente" no tocante aos estabelecimentos de ensino.

Escola Preparatória de Paulo da Gama
Acabada de construir (1973)
Outubro de 1973 é a data de abertura do novo edifício escolar - a ainda atual escola Paulo da Gama, nome que herdou da escola das Cavaquinhas.
O Diretor, o escultor Joaquim Gomes Barbosa, acompanhou o processo de transferência de instalações da escola, mantendo-se no cargo até ao final desse ano letivo (1973/74).
Inicialmente, a escola funcionou só com o 2.º Ciclo e chegaram a frequentá-la, no mesmo ano letivo, mais de 1500 alunos, distribuídos por quase 60 turmas, incluindo as do ensino noturno.

Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos Paulo da Gama (2007)
(perspetiva semelhante à anterior)
A partir do ano letivo de 1991/92, a escola passou a lecionar o 3.º Ciclo de escolaridade, havendo uma redução progressiva das turmas do 2.º Ciclo à medida que os alunos transitavam de um ciclo para o outro.

O Despacho n.º 13313/2003, de 8 de julho, criou o Agrupamento Vertical de Escolas Paulo da Gama, constituído inicialmente por cinco estabelecimentos de ensino, desde o Ensino Pré-Escolar até ao 3.º Ciclo do Ensino Básico: Escola do 1.º Ciclo (EB1), com Jardim de Infância (JI) do Fogueteiro, JI da Quinta do Conde de Portalegre, EB1 da Quinta do Conde de Portalegre e escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos (EB 2,3) Paulo da Gama.
A Comissão executiva Instaladora do Agrupamento liderou a gestão no ano letivo de 2004/05.
A 1 de setembro de 2008, a EB1 das Paivas passou a integrar o Agrupamento, que se manteve assim constituído até hoje.


E a história continua a fazer-se!...


1 comentário: